Cultura, Música, Notícias, Road Music

Fitxadu | Sara Tavares

O novo álbum da cantora e compositora Sara Tavares, “Fitxadu”, que significa em crioulo cabo-verdiano “fechado”, é constituído por 11 canções e editado no próximo dia 27, anunciou hoje a promotora.

Resultado de imagem para sara tavares fitxadu cover
Divulgação

Sara Tavares participa na autoria de quase todos os temas do CD, quer como compositora ou letrista, em parceria com outros autores ou a solo, sendo a única exceção “Para Sempre Amor”, com letra e música de Bilan.

O CD, o quinto da cantora, abre com “Onda de Som”, letra de Sara Tavares, que assina a música com Loony Johnson.

“Coisas Bunitas” e “Filingadu” são os dois únicos temas cujas letras e composições musicais são assinadas em exclusivo por Sara Tavares.

Manecas Costa, Nancy Vieira, Toty Sa’Med, Kalaf Epalanga, Virgilio Varela e Princezito, com quem assina a música de “Fitxadu”, que dá título ao álbum, são alguns dos seus parceiros autorais.

Com Nancy Vieira, Sara Tavares assina a letra e música de “Ginga”, que inclui um excerto de “Suor di nô Púbis”, música e letra de Adriano Gomes Ferreira.

“Fitxadu”, segundo a intérprete de “Chamar a Música”, marca “o encerramento de um ciclo e, como todos os capítulos, o início de um novo”, de acordo com comunicado enviado à agência Lusa.

Sara Tavares estreou-se discograficamente em 1996 com “Sara Tavares & Shout!”, tendo dois anos antes vencido o Festival RTP da Canção com “Chamar as Música”, de Rosa Lobato de Faria e João Oliveira.

Em 1999 editou o álbum “Mi Ma Bô”, no qual propunha uma sonoridade de fusão afro-pop-soul. O disco foi gravado em França e produzido pelo franco-congolês Lokua Kanza, tendo vendido em Portugal um número de cópias que lhe valeu o galardão de Disco de Ouro.

“Balancê” é o título do terceiro álbum e tornou-se no seu cartão-de-visita internacional, tendo Sara Tavares sido nomeada como Artista Revelação as prémios BBC Radio 3 World Music, em 2007. Em Portugal, as vendas e “Balancê” valeram-lhe um Disco de Platina.

Em 2008 editou o DVD “Alive in Lisbon” e em 2011 Sara Tavares, depois de ter ultrapassado problemas de saúde que a forçaram a interromper a carreira, recebeu Prémio de Melhor Voz Feminina nos Cabo Verde Music Awards e colaborou em estúdio com vários artistas, nomeadamente os Buraka Som Sistema.

Em 2012, deu continuidade à digressão internacional “Xinti”, título do álbum editado em 2009, e que lhe valeu o Prémio Carreira do África Festival 2012, na Alemanha.

A preparação de “Fitxadu” foi iniciada no ano passado, entre espetáculos em Portugal e além-fronteiras.

Do novo álbum constam também os temas “Txom Bom”, letra de Sara Tavares e Virgílio Varela, com música de Sara Tavares, e “Flutuar”, letra de Sara com Paulo Flores, assinando a intérprete a composição musical.


OUVIR NO YOUTUBE


 

 

Com informações do Diário de Notícias | Novo álbum de Sara Tavares, “Fitxadu”, é editado dia 27

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s