Notícias, Turismo

Braga, em Portugal, aumenta alojamento local e recebe cada vez mais turistas

Braga, #Portugal

Mais de 130 mil turistas passaram pelo Posto de Turismo de Braga, nos meses de Junho, Julho e na primeira quinzena de Agosto, o que indica um crescimento na ordem dos 20 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado.

O número é confirmado por António Barroso, do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Braga que salvaguarda, no entanto, que nem todos os turistas que visitam Braga passam pelo Posto de Turismo.

Em termos de nacionalidades são várias. Além do turista nacional, são sobretudo espanhóis os que se dirigem ao Posto de Turismo à procura de informações sobre o que visitar em Braga.
Este Verão, nota-se já um crescimento de turistas franceses, polacos, alemães, italianos e brasileiros e uma diminuição de ingleses.

Outro dado relevante prende-se com o aumento do alojamento local. Em 2013 estavam registadas 11 alojamentos locais, um número que subiu para os 125 na actualidade, sendo que, só este ano, se registaram 51 unidades, revela António Barroso.

O pulsar do turismo em Braga nota-se, também, nos vários projectos de investimentos que têm surgido na hotelaria, na restauração e até no comércio.

A ocupação hoteleira tem-se cifrado nos 80/90 por cento refere o representante do município, que aponta, ainda, o crescimento superior a 30 por cento no número de passageiros que utiliza o autoc arro turístico ‘Yellow bus’.

Há também cada vez mais peregrinos que iniciam o Caminho para Santiago de Compostela a partir de Braga, confirmam os dados da credenciação.

Para António Barroso, o aumento de turistas em Braga reflecte a aposta na promoção deste destino junto de vários mercados, nomeadamente em diferentes regiões do país vizinho, e também o empenho em prolongar a ‘época alta’ através de vários eventos.

Mas, acima de tudo, é o resultado do trabalho dos empresários que também divulgam os seus espaços e promovem o território, a par da qualificação dos serviços. “As pessoas têm preocupação em receber cada vez melhor” assume António Barroso para quem o caminho, no futuro, passa pelo trabalho em rede, “no sentido de articular a oferta para conseguir promover pacotes com alojamento, restauração e até compras”.

Marco Sousa, da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, confirma que Braga tem, não só acompanhado como ultrapassado a subida de turistas neste destino.

Também Marco Sousa vê nesta subida o reflexo do trabalho de entidades públicas e privadas, considerando que “as empresas têm sabido responder aos desafios, quer no que toca à promoção, quer na qualidade dos serviços” o que resulta em proveitos na ordem dos 20 por cento para os empresários.

 

Com informações de Correio do Minho | Braga aumenta alojamento local e recebe cada vez mais turistas

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s