Espanha, Europa, Madrid

Puerta del Sol | Madrid, Espanha

dscf4774
Estátua equestre de Carlos III

 

Madrid, quinta-feira, 27 de outubro de 2016 (1° dia).

PUERTA DEL SOL


A praça Puerta del Sol era a atração turística mais próxima do hostel onde ficamos. Localizada no centro de Madrid, é extremamente movimentada. Puerta del Sol… Passaríamos algumas vezes por ela e em todas as vezes me chamaria a atenção o incrível fato de em todos os lugares em que passei encontrar uma “Porta do Sol”. Teria Francisco Pizarro exportado o conceito para terras americanas, ou teria sido mais uma herança Inca, possivelmente levada nos mesmos navios que transportavam a prata saqueada dos Andes? Incógnitas históricas.

A praça é conhecida internacionalmente pela estátua símbolo de Madrid do Urso e o Medronheiro (Oso y el Madroño), construída em 1967, o Kilómetro Cero, marco zero das históricas autoestradas radiais da Espanha e o Reloj de la Casa de Correos, que faz a contagem regressiva nos Reveillóns da cidade. Além, claro, de lojas e mais lojas onde uma pessoa viciada em compras certamente não resistiria e sairia de lá para a reabilitação. Caso você tenha levado uma reserva para esse propósito, se joga! Mas se você está ainda na terceira reunião de ex-compradores compulsivos anônimos, evite…

dscf4775
Estátua equestre de Carlos III
dscf4778
Milhares de madrilenhos e turistas garantem o movimento diário na Puerta del Sol
dscf4780
Estátua O Urso e o Medronheiro (Oso y el Madroño)
dscf4781
Puerta del Sol
dscf4782
Puerta del Sol

TRANSPORTES EFICIENTES


Madrid conta com uma rede de metrô incrivelmente eficiente. Provavelmente algo comum na Europa, mas uma exceção para padrões sul-americanos. Ao chegarmos ao Aeroporto de Barajas, resolvemos economizar no táxi e pegamos três baldeações de metrô até a Estação Sol, a estação de metrô mais próxima do nosso albergue.

Os vagões são menores que os do Brasil, porém imensamente mais eficientes. Em cerca de trinta minutos fizemos todo o trajeto necessário e desembarcamos na estação Sol, que fica a cinco minutos a pé de onde nos hospedaríamos. Para começar a estadia economizando, pegamos um passe especial do metrô com direito a dez viagens em vez de pagar as passagens tradicionais – o que sairia mais caro (mas é importante levar em conta quanto tempo será passado na cidade).


BOAS HOSPEDAGENS


O Hostal Alonso (Espoz y Mina, 17) atendia a todas as nossas necessidades. Com localização central, estávamos perto de tudo o que Madrid podia oferecer em termos de passeios gratuitos, transporte, gastronomia e vida cultural.

Localizado no terceiro andar de um prédio antigo, o hostel tinha uma boa estrutura, limpeza e uma equipe atenciosa. Mas pecava no quesito conexão à internet já que o wi-fi não chegava aos quartos, limitando-se às áreas comuns (mais precisamente, uma salinha ao lado da recepção). De uma forma geral atendeu às expectativas, mas para estadias longas eu indicaria optar por um mais em conta. Pagamos € 60,00 por três noites.

PONTOS POSITIVOS: Localização; Wi-fi gratuito; equipe atenciosa; limpeza; quartos para fumantes (aberto a julgamentos…).

PONTOS NEGATIVOS: Custo-benefício (caro para estadias longas); Wi-fi sem conexão nos quartos; não oferece toalhas.

dscf4785
Puerta del Sol
dscf4786
Puerta del Sol
dscf4787
Puerta del Sol
dscf4788
Estátua de Vênus/Afrodite
dscf4790
Restaurante Museu do Presunto (Museo del Jamón)

 


CALLE DEL CARMEN


Nossa primeira refeição em Madrid foi em uma das muitas opções da Calle del Carmen, conhecida pelas compras. Uma mini lasanha à bolonhesa, acompanhada de uma Fanta de limão e um muffin de canela, maçã e doce de leite (€5,00). Com lojas como Zara, Mango, El Corte Inglés, H&M e FNAC, a rua geralmente encontra-se apinhada de gente.

A SEGUIR: Catedral de la Almudena

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s