Brasil, Morro de São Paulo

Morro de São Paulo | Brasil

DSCF3848.JPG

Morro de São Paulo, Bahia, 2 de fevereiro de 2016.

 


BELEZAS NATURAIS E HISTÓRICAS


Alguns dias antes do Carnaval eu resolvi conhecer o tão falado paraíso de Morro de São Paulo, na Bahia. Depois de pegar um barco no porto de Salvador e conhecer um casal bem gente boa no trajeto, eu finalmente atraquei em Morro de São Paulo após uma hora e meia de viagem.

DSCF3846.JPG

Assim como na capital baiana, aquele 2 de fevereiro também não estava com um tempo muito bom em Morro de São Paulo. Mas ainda assim a curiosidade falou mais alto e eu fui conhecer as praias mais próximas.

Sem energia elétrica até meados dos anos 80, Morro tem uma rica história que remonta ao período colonial do Brasil. Sua descoberta data do ano de 1531 e é atribuída ao navegador português Martim Afonso de Souza. Situado na Ilha de Tinharé, município de Cairu (região conhecida como Costa do Dendê), Morro não sobrevive apenas de belezas naturais mas de uma rica herança histórica: durante a Segunda Guerra Mundial os nazistas torpedearam e naufragaram navios em frente à primeira praia de Morro de São Paulo. Antes da colonização portuguesa o arquipélago era habitado pelos índios Aimorés e Guerés.

DSCF3849

DSCF3850.JPG

Em meados do século XXVII uma fortaleza começou a ser construída para defender a então capital do Brasil, Salvador, de ataques de holandeses, franceses e do roubo de mercadorias por piratas. A importância geográfica da ilha durante o período colonial justifica a riqueza de monumentos históricos hoje protegidos pelo Patrimônio Histórico Nacional.

A pequena e turística Morro de São Paulo possui quatro praias principais sendo a primeira delas a mais próxima dos monumentos e também a mais próxima do cais da vila. Geralmente por essa razão é escolhida pela maior parte dos viajantes que desejam se hospedar na ilha, ainda que todas as praias contem com estrutura para receber turistas de vários perfis diferentes.

DSCF3852.JPG

DSCF3858.JPG

DSCF3860.JPG

DSCF3863.JPG


TURISMO INTERNACIONAL


Morro de São Paulo não recebe apenas brasileiros. Os turistas estrangeiros representam uma boa parcela e seus visitantes. Perto da primeira praia, o hostel Macondo fica numa pequena inclinação próxima a uma das ruas principais. É ideal para o turista que não busca grandes luxos, mas um custo-benefício compatível com o orçamento, uma vez que é pequena ilha após a especulação imobiliária sofrida a partir dos anos 70 não costuma ser um lugar barato para o turismo de uma forma geral.

DSCF4036.JPG
Hostel Macondo

PONTOS POSITIVOS: A equipe que trabalha no hostel é extremamente simpática e competente; o café da manhã simples e rústico é capaz de saciar a fome dos mais famintos mochileiros; o clima é bem cosmopolita a começar pela gerência, formada basicamente por argentinos, e complementada com a presença de turistas de várias partes do mundo.

PONTOS NEGATIVOS: a localização não é das melhores; as instalações também podem ser melhoradas (meu chuveiro dava choques de vez em quando!)

DSCF3870.JPG
As charretes garantem a agilidade em um vilarejo sem carros

DSCF3873.JPG

DSCF3877.JPG

DSCF3886.JPG
Pastel

DSCF3900

DSCF3903
Praia na maré baixa

AMIGOS GRINGOS


Em Morro de São Paulo eu tive o prazer de conviver por alguns dias com alguns viajantes estrangeiros. Além do casal que eu já havia conhecido no barco formado por uma brasileira e um alemão, no hostel eu tive contato com muitos argentinos, brasileiros, ingleses, alemães e franceses.

DSCF4006.JPG

DSCF3912.JPG
Pôr do sol na Toca do Morcego

Bob é o nome de um alemão que foi meu companheiro de quarto durante dois dias. Mochilando pela América do Sul após participar de um congresso sobre Yoga, o vegetariano e boa praça Bob estava tentando comprar passagens para passar o carnaval no Rio de Janeiro e eu tentei ajudá-lo de algumas formas.

Foi com Bob que eu conheci a gostosa Praia da Gamboa . E ele também estava presente quando eu afoguei o meu décimo quinto celular da vida devido à alta repentina da maré. Muito gente boa e comunicativo, foi uma pena não termos registrado nossos almoços em alguma foto.

DSCF4037.JPG
Mais um celular no CTI…

Myriam e Julien eram um casal de franceses que eu conheci no mesmo hostel. Ela tinha acabado de chegar do Rio de Janeiro e estava em uma viagem pela América do Sul depois de pedir licença no trabalho por 8 meses. Ele voltaria para França em algumas semanas e foi ótimo ter amigos franceses nas refeições solitárias de Morro de São Paulo.

DSCF3927.JPG
Julien e Myriam, os companheiros franceses, e nosso happy hour na Toca do Morcego

UM BALNEÁRIO SOB MEDIDA


Com suas águas calmas e quentes, Morro de São Paulo consegue atrair todos os tipos de viajantes desde os solitários, como eu, até grandes excursões, viagens em família ou românticos passeios a dois.

DSCF3908.JPG

DSCF3986.JPG

DSCF3997.JPG

DSCF3973.JPG

DSCF4026.JPG

DSCF3934.JPG

DSCF3935.JPG
Farol Morro de São Paulo
DSCF3941.JPG
Visual do Farol de Morro de São Paulo com sua famosa tirolesa.

DSCF3940.JPG

DSCF3938.JPG

DSCF3972.JPG

 

Morro é um daqueles lugares que você não tem mais vontade de ir embora, ainda que seja possível conhecer suas atrações em uns dois dias (eu fiquei quatro). Seja por sua (superfaturada) tirolesa, suas águas quentes ou pelas suas praias de pedra que seguem o ritmo lento das marés, seja pela comida simples, porém saborosa, ou pela receptividade do povo, Morro é um destino que precisa ser visitado ao menos uma vez na vida (mas de preferência uma vez ao ano!).

DSCF3979.JPG
Cais de Morro de São paulo

 

Gostou do artigo? Não esqueça de deixar a sua curtida e recomendar para os amigos através do compartilhamento!

 

Se tiver alguma dúvida sobre Morro de São Paulo, pode me mandar um e-mail: superandarilho@superandarilho.com.br

 

Obrigado pela leitura e boas viagens!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s