América do Sul, Chile, Santiago

Plaza de Armas | Santiago, 2015

 

image
Catedral de Santiago

 

Santiago do Chile, terça-feira, 24 de novembro de 2015 (1° dia).

BORIS, O TAXISTA


Chegando a Santiago eu estava tão cansado de horas e horas de viagem que, logo após fazer o câmbio inicial, resolvi pegar um táxi (eu estava virado, o primeiro vôo foi às 5h20 da manhã e cheguei ao aeroporto às 3h). Mas não peguei até combinar um preço razoável. O rapaz que negocia para os taxistas no aeroporto queria que eu pagasse 15.000 pesos chilenos (algo em torno de R$ 78,00), eu disse que pagaria 12.000, mas fechamos por 13.000.

Boris era o nome do taxista. Falante, em vinte minutos me contou toda a sua vida: trinta e seis anos, casado, três filhos, nunca havia saído de Santiago… Como viajando eu me torno bem menos antissocial, resumi no mesmo tempo a minha e como viver no Rio de Janeiro não é o paraíso que todos imaginam.

image
Teatro Municipal

Chegando perto do albergue ele foi me mostrando os pontos turísticos das redondezas: Plaza de Armas, Catedral de Santiago, Teatro Municipal e, o mais curioso, as prostitutas e travestis em pleno centro de Santiago na hora do almoço, a quase exatamente 50 m umas das outras!

Quando fui pagar só tinha 15.000 pesos inteiros e ele perguntou se poderia ficar com o resto de gorjeta. O cara era tão gente boa que lá se foram mais 2.000 pesos além do combinado…


CHE LAGARTO HOSTEL SANTIAGO


O Che Lagarto Hostel Santiago fica no centro da cidade (San Antonio 60), perto de tudo o que um viajante precisa: lanchonetes, restaurantes, farmácias casas de câmbio etc. Em compensação, a localização central vem acompanhada de alguns inconvenientes, como o trânsito típico de qualquer cidade grande.

image
Che Lagarto Hostel

Chegando ao albergue fui muito bem recebido pela equipe e as instalações eram bem bacanas (vocabulário que entrega a idade, “bacanas”). O único companheiro de quarto amigável de cara foi outro brasileiro. Luciano é de Florianópolis e estava de férias também sozinho em Santiago.

PONTOS POSITIVOS: Localização; Wi-fi gratuito; checkin 24 horas; café da manhã gratuito e bem servido; equipe atenciosa; limpeza; infraestrutura de uma forma geral.

PONTOS NEGATIVOS: Custo-benefício (caro para estadias longas); Wi-fi sem conexão em horários de pico; não oferece toalhas; trânsito.

No primeiro giro pela San Antonio, tive que comprar um novo isqueiro, já que o meu havia sido confiscado no aeroporto (não aprendo…), e me deparei com um restaurante com um nome um tanto… curioso: “La Pica de Clinton”. Aparentemente é uma homenagem ao famoso caso Monica Lewinsky.

image
image

PLAZA DE ARMAS


Assim como a maioria das cidades de colonização espanhola, Santiago também possui uma Plaza de Armas. Como Cusco, nessa praça principal fica a catedral da cidade e alguns monumentos de orgulho nacional.

image
image
Plaza de Armas e a Catedral de Santiago ao fundo
image
image
image
image
image
image
image
image
Artistas de rua pintam retratos por encomenda
image

CÂMBIO NA CALLE AGUSTINAS


Seguindo as dicas de outros viajantes, fui fazer o restante do câmbio na Calle Agustinas, entre Ahumada e Bandera. Logicamente, o câmbio foi muito mais lucrativo do que no aeroporto (200 pesos chilenos por cada real, no aeroporto foi 170/1, se não me engano).


A PRIMEIRA REFEIÇÃO


Depois disso, resolvi caminhar até o teleférico do Cerro San Cristóbal, mas antes tinha que comer alguma coisa. No caminho, parei para minha primeira refeição em Santiago em uma lanchonete que não cheguei a registrar o nome.

Pedi um “Italiano”, uma espécie de chivito com  tomate e guacamole que não faz jus à foto. Não gostei muito do sanduíche, mas o sorvete de doce de leite de sobremesa caiu muito bem!

image

 

A seguir: Cerro San Cristóbal, Santiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s