América do Sul, Montevidéu, Uruguai

El Prado | Montevidéu, Uruguai

 

image

Montevidéu, sábado, 16 de agosto de 2014 (6° dia).

 


TANGO NA PRAÇA E O ALFAJOR-HAMBÚRGUER


Acordamos com menos ressaca do que eu imaginei no sábado pós-farra. Hoje, tínhamos programado de conhecer Punta del Este, mas era humanamente impossível… Enquanto o Auli curtia a sua introspecção, eu e Ingrid decidimos conhecer o arborizado bairro El Prado. Para economizar e conhecermos um pouco o cotidiano do lugar, decidimos que iríamos de ônibus. No caminho, testemunhamos alguns casais dançando tango na Plaza Cagancha. Na Avenida 18 de Julio compramos uns alfajores para viagem. Mas não eram simples alfajores, eram imensos, do tamanho de um hambúrguer!

image


EL PRADO


Chegamos tarde ao Prado, bem depois da hora do almoço, então, tínhamos pouco tempo para conhecer o famoso bairro. Logo após descermos do ônibus, demos de cara com outro monumento “La Carreta”, tão bonito quanto o que havíamos conhecido no Parque Battle.

image

image

O Parque Prado me lembrou um pouco a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Só que bem mais limpo e organizado. Como era um sábado, o parque estava cheio de jovens com suas garrafas térmicas com água quente para preparar o mate, crianças brincando, idosos passeando, pessoas se exercitando ou simplesmente passeando com seus cachorros (que no Uruguai são muitos!). Foi uma tarde agradável em que pudemos treinar o nosso lado fotógrafo.

image

image

image

O Parque Prado foi inicialmente a Quinta del Buen Retiro de José de Buschental que se encarregou de construir uma bela paisagem com árvores, flores e outras espécies florestais trazidos de diferentes países. O parque é atravessado pelo Arroyo Miguelete, acompanhado do Monumento aos Últimos Charrúas, La Rosaleda, o Hotel del Prado e bandeiras da Associação Rural.

image

image

image


MONUMENTO AO GAÚCHO


Estávamos tão acostumados a passar diariamente pelo Monumento ao Gaúcho, que nem percebemos que ainda não o havíamos fotografado. Depois de quase nos perdermos em uma parte desconhecida da Avenida 18 de Julio e de passarmos mais uma vez no supermercado Ta-Ta para compras emergenciais, resolvi aproveitar o que seria uma das últimas chances de registrar o tal monumento.

image


DESPEDIDA (NO PONY PISADOR, CLARO!)


Combinamos que iríamos no dia seguinte para Punta, mas não muito cedo, já que queríamos uma despedida decente e não havia lugar melhor do que aquele em que tudo começou! O Pony Pisador estava mais cheio do que o de costume, lógico. Em vez do Dos Guitarras, uma banda inteira (que não me lembro o nome) ia se apresentar aquela noite. Conseguimos uma mesa no segundo andar, mas logo fomos expulsos pela garçonete para outra, na lateral, pois o lugar estava enchendo e ela retiraria boa parte das mesas. Os caras seguiam o mesmo estilo eclético do Dos Guitarras: rock clássico, pop rock argentino e uruguaio e típicas músicas de beira de estrada! Em determinada hora, andar já estava impossível, as bebidas demoravam para chegar e havia uma fila imensa para ir ao banheiro. Decidimos que era a hora de nos guardarmos para a tão esperada Punta del Este. Não foi incrível como a primeira noite, mas foi uma despedida digna!


A TRILHA SONORA


Em Montevidéu tivemos uma overdose de Coldplay e Pharrell Williams. Escutávamos praticamente todo dia! Fora isso, de vez em quando eu obrigava meus companheiros de viagem a escutarem Jorge Drexler, famoso “cantautor” uruguaio de “Al Otro Lado del Río”, primeira música em espanhol a vencer o Oscar de melhor canção original em 2005 com o filme Diários de Motocicleta de Walter Salles. Na noite escutamos alguma coisa de música brasileira e muita road music . No El Pony Pisador, fora a já mencionada versão para “Já Sei Namorar” dos Tribalistas, a música que mais me marcou foi o hit do Creedence Clearwater Revival, “Have You Ever Seen The Rain?”. Além disso, tivemos o primeiro contato com a cúmbia e o candombe, mas não me lembro de uma música em particular desses estilos.

 

Gostou do artigo? Não esqueça de deixar a sua curtida e recomendar para os amigos através do compartilhamento!

 

Se tiver alguma dúvida, você pode deixar um comentário abaixo ou mandar um e-mail para: superandarilho@outlook.com

 

Em breve, mais relatos sobre o Uruguai!

 

Obrigado pela leitura e boas viagens!

 

A seguir: Punta del Este, Uruguai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s