América do Sul, Cusco, Peru

Cusco (Plaza de Armas e arredores)

image

Repleta de arcos e praças espanholas e sacadas de madeira projetadas sobre estreitas ruas de pedra, a pitoresca cidade de Cusco foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1983. Mulheres de longas tranças negras, com camadas de saias e cartolas, conversam em quéchua nos degraus da catedral, numa cena atual que remete ao passado. Veem-se traços da conquista espanhola na arquitetura colonial, ao passo que o encaixe preciso das pedras em velhos muros lembra a fundação da cidade pelos incas. Apesar do movimento turístico, os indígenas mantêm o ar andino.

image

PLAZA DE ARMAS

Na época dos incas, a praça era mais usada para fins cerimoniais e conhecida como Huacayapata, que significa Praça dos Guerreiros ou Praça dos Pesares. Inti Raymi, o Festival do Sol, era comemorado aqui todos os anos. Às vezes, múmias de incas eram colocadas neste local para veneração pública. Dizem que certa feita, para deleite do imperador, a praça foi coberta de areia branca trazida da costa por lhamas e adornada com pequenas esculturas de ouro e coral que representavam as províncias.

Francisco Pizzarro reivindicou Cusco para a Espanha na Plaza de Armas e Túpac Amaru II, o líder da rebelião indígena, foi decapitado aqui em 1781.

image

Os arcos de pedra da praça refletem a influência espanhola, assim como a catedral e a igreja jesuíta de La Companía. Esta é muito confundida com a famosa catedral devido à sua elaborada fachada.

Duas bandeiras tremulam na praça, a vermelha e branca do Peru e a outra com as cores do arco-íris (Cusco), a qual dizem ser o estandarte do antigo Império Inca, Tahuantinsuyu.

image

Um comentário em “Cusco (Plaza de Armas e arredores)”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s